Quem foi Jeremias?
Jeremias foi filho Hilquias e nasceu na cidade de Anatote no território de Benjamim, em aproximadamente 650 a.C., no período final do reinado do rei Manassés de Judá. Anatote era um vilarejo sacerdotal que ficava aproximadamente a três quilômetros de distância de Jerusalém (Js 21:17-18; cf. Jr 11:21-23).
Jeremias era um sacerdote, além de ser um profeta, e viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente Antigo. Quando Jeremias nasceu, Israel, o Reino do Norte com capital em Samaria, já havia caído há pelo menos 70 anos diante do Império Assírio.
O nome Jeremias pode ser escrito de duas formas diferentes em hebraico, uma mais longa, Yirmeyahu, e outra mais curta, Yirmeya. No grego o nome Jeremias aparece como Ieremias. Existem duas possibilidades para o significado desse nome. Jeremias pode significar “o Senhor edifica”, no sentido de exaltar, ou “o Senhor lança”.
Considerando também o significado do nome do pai do profeta Jeremias, Hilquias, que significa em hebraico “o Senhor é a minha porção”, pode ser entendido que a família de Jeremias era fiel ao Senhor mesmo durante as terríveis práticas idólatras durante o reinado de Manassés.
A história de Jeremias: Sua infância e juventude
Durante sua infância, os reinados de Manassés e Amom foram marcados pela apostasia e idolatria (2Rs 21). O próprio Manassés anulou completamente as reformas iniciadas por Ezequias, seu pai.
Apesar disso, na cidade sacerdotal de Anatote Jeremias teve contato com a tradição religiosa de seu povo, e cresceu em um lar temente e obediente a Deus, onde foi instruído na Lei e recebeu também profundo conhecimento das profecias de profetas anteriores, como Isaías, Amós e Oséias.
Se a situação interna em Judá era lamentável por conta do declínio religioso e o paganismo, o ambiente internacional também era bastante movimentado, com um clima de constante tensão envolvendo os assírios, os egípcios e os babilônios. Esse era o cenário em que Jeremias passou seus primeiros anos.
O chamado de Jeremias
Quando o rei Manassés morreu, provavelmente Jeremias tinha cerca de dez anos de idade. Amom, o filho de Manassés, governou por dois anos entre 642 e 640 a.C. (2Rs 21:19-26). Depois, quem assumiu o trono foi o jovem Josias, que governou entre 640 e 609 a.C.
Jeremias foi chamado pelo Senhor como profeta no décimo terceiro ano de reinado de Josias, em 627 a.C. Na descrição de sua convocação, podemos perceber a forma soberana com que Deus o chamou:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5)
A resposta de Jeremias diante do chamado de Deus foi a de que ele era incapaz para desempenhar tal tarefa, pois não passava de um menino. Essa foi a mesma objeção feita por Moisés (Êx 4:10), também semelhante à observação do rei Salomão quando assumiu o trono de Israel (1Rs 3:7).
A resposta de Jeremias, além de indicar uma possível idade prematura para exercer tamanha responsabilidade, também pode significar que ele ainda era espiritualmente e socialmente imaturo, uma pessoa humilde e que não possuía autoconfiança.
Diante da objeção do jovem Jeremias, o Senhor o tranquiliza dizendo “não temas” (Jr 1:8). O Senhor o avisou que ele falaria tudo o que lhe fosse ordenado, mas também prometeu que estaria com ele durante os terríveis anos de aflição que se aproximavam.
O ministério do profeta Jeremias
O profeta Jeremias exerceu seu ministério num período de pelo menos quarenta anos, desde sua chamada em 627 ou 626 a.C. até pouco depois da queda de Jerusalém, em 587 a.C. Assim, o profeta Jeremias profetizou durante o reinado dos reis de Judá: Josias (640-609 a.C.), Jeoacaz (609 a.C.), Jeoaquim (609-598 a.C.), Joaquim (598-597 a.C.) e Zedequias (597-586 a.C.).
Um fato bastante interessante é que o ano de início do ministério do profeta Jeremias foi marcado por grandes reviravoltas internacionais que marcaram a história mundial. Entre 627 e 626 a.C., Assurbanípal, o último grande rei da Assíria, e Candalanu, o governante da Babilônia, morreram, e Nabopolasar, pai de Nabucodonosor, aproveitou o momento e se tornou o rei da Babilônia, o que acabou culminando na conquista da Assíria em 612 a.C. e no florescer do Império Babilônico como a maior potência mundial em 605 a.C.
O ministério do profeta Jeremias começou em Anatote e provavelmente ele permaneceu ali durante alguns anos. Durante esse período, talvez ele parecesse ser um profeta insignificante de um pequeno vilarejo.
Existe um período de silêncio no ministério de Jeremias de cerca de treze anos (aproximadamente 621-609 a.C.), onde não há informações sobre a sua vida. Provavelmente durante esse período ele migrou de Anatote para a capital, Jerusalém.
Após a morte de Josias, Jeoacaz foi colocado no trono de Judá, mas este reinou por apenas três meses sendo deposto pelo Faraó Neco. Para servir aos interesses do Egito, em seu lugar foi posto Jeoaquim.
O profeta Jeremias era contra a liderança de Jeoaquim, sendo que foi nos primeiros anos de seu governo que o profeta proclamou o importante sermão no Templo que resultou em seu banimento do Templo e quase lhe custou a vida (Jr 7:1-8:3). Jeremias também profetizou a morte de Jeoaquim (Jr 22:18,19; 36:30).
Depois da morte de Jeoaquim, seu filho, Joaquim, assumiu em seu lugar, mas governou por apenas três meses antes de ser levado para a Babilônia. Em seu lugar Nabucodonosor colocou Zedequias.
Nessa época o Egito e a Babilônia estavam disputando o controle daquela região, e o profeta Jeremias repetidamente profetizou acerca da vitória da Babilônia, insistindo que qualquer esforço para resistir ao avanço da Babilônia, mesmo recorrendo a uma possível aliança com o Egito, seria inútil, pois a Babilônia era um instrumento nas mãos de Deus para executar Seu juízo. Claro que esse seu posicionamento lhe rendeu perseguições (cf. Jr 37:3,17).
A mensagem do profeta Jeremias
Apesar do ministério do profeta Jeremias ter sido bastante longo, sua mensagem principal é muito clara, e podemos pontuá-la da seguinte forma:
- O profeta Jeremias convocou o povo ao arrependimento a fim de evitar o julgamento divino.
- Depois, o profeta Jeremias avisou que o tempo de arrependimento havia se esgotado, e que Judá sofreria o juízo de Deus. Tal juízo seria muito severo, pois implicava na perda da Terra Prometida.
- Jeremias profetizou que o cativeiro babilônico seria inevitável, e que Jerusalém cairia diante de Nabucodonosor.
- Jeremias mostrou, através de sua mensagem, que Judá mereceu o cativeiro por causa dos graves pecados, sobretudo a idolatria, que persistiram em cometer.
- O profeta Jeremias anunciou que o Templo em Jerusalém não poderia proteger os judeus do julgamento iminente.
- Jeremias também profetizou que Deus salvaria um remanescente de Seu povo por meio do exílio, pois quando o período de cativeiro terminasse, haveria uma maravilhosa restauração sob uma nova aliança (Jr 31:31-34). O Novo Testamento nos mostra que essa promessa encontra seu cumprimento em Cristo (Lc 22:20; 1Co 11:25; Hb 8:6; 9:15; 12:24).
Quando lemos a profecia do profeta Jeremias registrada em seu livro, entendemos que sua mensagem serviu para lembrar os exilados sobre os motivos que lhes conduziram às provações que estavam enfrentando, e assegurar-lhes que, ao se arrependerem, eles voltariam para Jerusalém e desfrutariam de grande bênçãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário