Radio Resgatando vidas: tiago capitulo 4 vers 4

Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2018

tiago capitulo 4 vers 4

A paz do Senhor vc sabe oque siguinifica Tiago 4 vers 4


Quando falamos sobre quem foi Tiago na Bíblia, precisamos saber que pelos quatro personagens bíblicos são mencionados no Novo Testamento com este nome. O nome Tiago é a forma grega (Iakobos) do nome hebraico Jacó (Ya’aqob), que significa “segurador de calcanhar” ou “suplantador”.

Quantos Tiago têm na Bíblia?

Já dissemos que existem quatro Tiago no Novo Testamento. Dois deles pertenciam ao grupo dos doze apóstolos de Jesus. Outro era meio irmão de Jesus. Já o último, e o mais desconhecido deles, era pai do apóstolo Judas, também chamado Tadeu (Lucas 6:16; Atos 1:13). Conheça a história de Judas Tadeu.
Existe muita discussão com relação aos três principais personagens citados na Bíblia com este nome. Os estudiosos debatem especialmente sobre o Tiago que exerceu liderança na Igreja de Jerusalém e sobre o escritor da Epístola de Tiago.
A posição mais favorável é a de que o Tiago líder da Igreja, e Tiago, o autor da Epístola, tenham sido a mesma pessoa, que, por sua vez, provavelmente também era o irmão do Senhor Jesus. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a história dos três principais homens chamados de Tiago na Bíblia.

Tiago, filho de Zebedeu

Tiago filho de Zebedeu era um dos apóstolos de Jesus e irmão do apóstolo João. Provavelmente sua mãe era Salomé, uma seguidora do Senhor (Mateus 4:21; Marcos 1:19; Lucas 5:10; cf. Mateus 20:20; Marcos 15:40; 16:1). Segundo a tradição, talvez Salomé tenha sido irmã de Maria, mãe de Jesus, o que faz com Tiago fosse também primo de Jesus. Saiba quem foi o apóstolo João.
Tiago era pescador de profissão, e é citado na Bíblia como sendo um dos discípulos mais próximos de Jesus durante seu ministério terreno. Ele foi o primeiro dentre os discípulos a sofrer o martírio em aproximadamente 44 d.C., sendo executado por ordem de Herodes Agripa I.
Receber Estudos da Bíblia

Tiago, filho de Alfeu

Também era um dos apóstolos de Jesus (Mateus 10:3; Marcos 3:18), mas não se sabe praticamente nada sobre sua história. Provavelmente ele é a pessoa que o evangelista Marcos chama de “Tiago, o Menor” (Marcos 15:40). Essa expressão pode tanto significar que ele era pequeno em estatura ou o mais jovem em idade.
Talvez ele tenha sido irmão do apóstolo Mateus, visto que Mateus, também chamado de Levi, é mencionado como filho de Alfeu (Marcos 2:14). Porém não há nada que realmente comprove essa suposição. Saiba quem foi Mateus.

Tiago, líder da Igreja em Jerusalém

Esse Tiago é mencionado como um dos líderes mais influentes na Igreja em Jerusalém. Ele aparece em destaque na ocasião do concílio registrado em Atos 15:13. Muito provavelmente ele foi o autor da Epístola que recebe este nome no Novo Testamento.
Também é amplamente aceito que ele era o meio irmão de Jesus, apesar de em sua carta ele simplesmente se denominar como servo do Senhor Jesus. Os Evangelhos falam sobre os irmãos de Jesus, e o nome de um deles era Tiago (Mateus 13:55; Marcos 6:3). Entenda se Jesus teve irmãos.
Além disso, o apóstolo Paulo refere-se a um Tiago, irmão do Senhor, o qual ele encontrou enquanto esteve em Jerusalém para ver o apóstolo Pedro (Gálatas 1:19). O mesmo apóstolo também nos informa que esse Tiago recebeu pessoalmente a visita do Cristo ressurreto (1 Coríntios 15:5,7).
Paulo também confirma que esse Tiago era uma das colunas da Igreja em Jerusalém, ao lado de Pedro e João (Gálatas 2:9). O fato de também os crentes judeus que chegaram a Antioquia dizerem que foram enviados por Tiago, confirma ainda mais sua liderança em Jerusalém. Escritos dos primeiros séculos afirmam que Tiago morreu apedrejado e espancado por ser fiel ao Senhor Jesus.

2 comentários:

  1. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
    Tiago 5:16


    Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
    Tiago 1:5


    Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
    Tiago 1:12



    Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
    Tiago 1:5-8


    Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade.
    Tiago 3:1-14


    Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
    Tiago 4:8


    Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
    Tiago 4:7


    Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
    Tiago 1:19


    Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.
    Tiago 1:22


    Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado.
    Tiago 5:14-15

    ResponderExcluir
  2. O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! (Deuteronômio 31:8) Bom dia !!!!A paz do senhor aos seus corações.amem

    ResponderExcluir

A Grande Tribulaçaõ