Radio Resgatando vidas: quem foi ezequiel da Biblia

Seguidores

segunda-feira, 9 de abril de 2018

quem foi ezequiel da Biblia

A paz do Senhor vamos falar um pouco sobre Ezequiél da Biblia

vc já estudo sobre a istoria de Ezequiél na Biblia ?

Quem foi Ezequiel?

Ezequiel foi um dos grandes profetas israelitas. Seu ministério foi durante a época do exílio na Babilônia, uma fase muito difícil na história de Israel. No livro de Ezequiel, o profeta avisou sobre a destruição de Jerusalém mas também anunciou a restauração do povo de Deus.

A vida de Ezequiel

No tempo de Ezequiel, Nabucodonosor conquistou o reino de Judá, obrigando o novo rei a se submeter ao império babilônico. Nessa invasão, Nabucodonosor deportou vários sacerdotes, oficiais e membros da nobreza judaica para a Babilônia. Ezequiel, com cerca de 25 anos, foi um dos exilados. Ele era de uma família de sacerdotes mas não teve a oportunidade de servir no templo.
Aos 30 anos de idade, Ezequiel teve uma visão da glória de Deus e foi chamado para ser profeta (Ezequiel 1:1-3). A partir daí, ele iria profetizar para o povo de Israel espalhado pelo império babilônico.
Na altura quando Ezequiel começou a profetizar, vários falsos profetas tinham surgido, anunciando a restauração da independência de Israel para breve. No entanto, a mensagem que Ezequiel recebeu foi de condenação. Os israelitas continuavam no pecado, por isso, Jerusalém seria destruída.
Por ordem de Deus, Ezequiel fez vários gestos simbólicos para ilustrar o que iria acontecer. Por exemplo, ele construiu uma miniatura de Jerusalém e a cercou, para mostrar que a cidade iria ser sitiada. Ezequiel também racionou sua comida, simbolizando a falta de comida durante o cerco. Os atos que Ezequiel realizava em público eram proféticos (Ezequiel 24:24).
Certo dia, Deus avisou a Ezequiel que ele iria perder sua esposa. Nesse mesmo dia a esposa de Ezequiel morreu (Ezequiel 24:15-17). Mas Ezequiel não fez luto por sua amada. Sua perda foi sinal de uma perda muito maior que iria acontecer: a destruição de Jerusalém e a morte de muitos judeus. Algum tempo depois, a profecia se cumpriu.
A vida de Ezequiel não foi fácil. Muitas de suas mensagens eram de condenação de destruição e o povo não queria aceitar o que dizia. No entanto, Ezequiel se manteve fiel e obedeceu a tudo que Deus lhe mandou fazer e não deixou de pregar para o povo. No fim, Ezequiel recebeu a esperança de uma futura restauração, em que Deus iria cuidar de seu povo (Ezequiel 37:26-28).

O livro de Ezequiel

O livro de Ezequiel conta sobre o ministério do profeta Ezequiel e as visões e profecias que recebeu.
De início, as profecias de Ezequiel eram praticamente todas de julgamento pelos pecados dos israelitas. O povo tinha se desviado de seu Deus, cometendo pecados terríveis, e em breve iria ser castigado. O templo de Deus, junto com o resto de Jerusalém, seria destruído e o povo seria morto ou levado para o exílio.
Ezequiel também profetizou sobre outros povos. Os vizinhos dos israelitas também tinham seus dias contados e iriam ser castigados por Deus.
Veja também: quem escreveu a Bíblia?
Mas nem tudo era sombrio. O livro de Ezequiel também tem algumas das profecias mais inspiradoras da Bíblia! Ezequiel vislumbrou a glória de Deus e recebeu promessas de restauração e ressurreição para o povo de Deus. Muitos iriam ser julgados mas, no fim o povo de Deus teria paz.

2 comentários:

  1. História de Ezequiel, quem foi Ezequiel?
    A história do profeta Ezequiel começa sendo um dos homens levantados por Deus para poder profetizar na época do exílio do povo judeu na Babilônia, o nome Ezequiel significa Deus forte ou Deus tonar forte. Veja abaixo sua história e tudo sobre sua vida.

    historia-de-ezequiel-quem-foi

    Quem Foi Ezequiel na Bíblia
    Ezequiel foi o filho de Buzi que pertencia a família sacerdotal ou seja, Ezequiel era um sacerdote e na verdade não se sabe sobre quem foi o profeta Ezequiel, além das informações que são encontradas no livro que leva o nome no antigo testamento.

    O profeta Ezequiel foi levado cativo ao exílio para a Babilônia em 597 a.c logo após o rei Nabucodonosor ter tomado toda a Jerusalém, nesta ocasião foram deportados o rei de Judá, Joaquim e toda a sua família real, os cidadãos mais habilidosos e todos os cidadãos mais proeminentes este texto esta em (2 Rs 24:14).

    Na historia de Ezequiel o profeta era casado, mas porem a sua esposa acabou falecendo repentinamente durante o cativeiro, pouco antes da cidade de Jerusalém ser destruída por toda a ofensiva do império Babilônico e não é feita menção nenhuma sobre qualquer possíveis filhos.

    Mesmo a morte súbita de sua esposa foi mesmo anunciada por Deus, e o profeta foi mesmo proibido pelo senhor Deus a se lamentar pelo acontecimento e bem como realizar qualquer rito de passagem em luto a sua esposa, no texto de (Ez 25:15,16).

    Veja Também: Significado de Circuncisão

    Esta proibição serviu mesmo como um sinal do que os habitantes da cidade de Jerusalém fariam em breve, podemos ver isso no texto de (Ez 24:16-27).

    Qual o Ministério do Profeta Ezequiel
    Logo após ter sido levado como cativo o profeta Ezequiel se estabeleceu junto ao rio quebrar na vila de Tel-Abibe perto de Nipur, logo após os cinco anos vivendo no exilio Ezequiel acabou recebendo a sua chamada profética, ele vivia em sua própria casa onde os anciãos vinham para consultá-lo.

    É muito possível que o ministério do profeta Ezequiel tenha começado logo aos 30 anos de idade e caso isso seja realmente verdade ele tinha cerca de 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia.

    Mesmo na historia de Ezequiel ele se mostrar muito familiarizado com os preceitos da religião Judaica e com o templo de Salomão não existe qualquer evidencia de que ele tenha desempenhado algum papel sacerdotal em Jerusalém antes mesmo de ser levado para a Babilônia.

    Na verdade geralmente os sacerdotes começavam a exercer as suas funções no templo com a idade de 30 anos e conforme falamos logo acima o profeta Ezequiel foi exilado muito antes de alcançar esta idade.

    Desta forma quando o profeta Ezequiel acabou completando os 30 anos estavam vivendo mais de mil quilômetros de distancia da sua terra natal no ano em que deveria começar os seus serviços como sacerdote.

    Deus o chamou soberanamente para se tornar um dos grandes profetas do antigo testamento e durante todo este período em que o profeta Ezequiel profetizou o templo estava em ruínas.

    Quer Memorizar Versículos Bíblicos?
    Veja como é possível MEMORIZAR milhares de Versículos Bíblicos, palavra por palavra, usando um método simples e fácil.

    Com esse método, você memorizará mais Versículos em 1 semana do que em toda a sua vida! Você vai aprender a memorizar qualquer parte da Bíblia de uma forma simples e rápida.

    Clique no banner abaixo e confira todos os detalhes sobre esse maravilhoso e abençoado curso de Memorização da Bíblia. Esse método vai transformar a sua leitura bíblica a partir de hoje. Você vai amar ler e falar sobre a Bíblia após aprender e aplicar esse método exclusivo. ⇓⇓⇓

    ResponderExcluir
  2. Como é linda a história dos profetas antigos.eram homens que Deus falava verdadeiramente.

    ResponderExcluir

A Grande Tribulaçaõ