Radio Resgatando vidas: dons espirituas

Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2018

dons espirituas

ola A paz do Senhor oque seguinifica os dons do espirito Santo


A Manifestação do Espirito é dada a cada um visando a um fim proveitoso” (ARA) 
“A cada um, porém,é dada a manifestação do Espirito visando ao bem comum” (NVI)
Somos um povo pentecostal, que crê nos dons do Espírito Santo como válidos para o dia de Hoje. Hoje nessa postagem, vamos estudar um pouquinho sobre eles, à luz das Escrituras Sagradas.
1) O que são os dons do Espírito Santo?
São capacidades espirituais dadas por Deus com o propósito de Edificar a Igreja e tornar mais eficaz o testemunho cristão (At 1.8). Sua Origem está na Santa Trindade. Esses dons são concedidos pelo Espírito Santo e mediados pelo Senhor Jesus. Aqui vale um lembrete de que os dons são “dons da Graça”, ou seja, não são dados por merecimento ou por santidade pessoal de quem é usado neles. Não é por que alguém é usado em um dom que ele ou ela são pessoas maduras ou muito “santas” na sua forma de proceder. Os dons são de Deus, mas a vida pessoal de cada um é de responsabilidade individual diante de Deus, tanto para perda de galardão como para recompensa (Rm. 14.12).
2) Quantos são os dons Espirituais?
Com base  em I Coríntios 12.1-11 podemos listar noves dons ou manifestações) do Espírito.
3) O DOM do Espirito Santo e OS DONS do Espírito Santo são a mesma coisa?
Embora os nomes sejam parecidos, os dois são coisas distintas. O Dom do Espirito Santo (Atos 2.38) é o Batismo com o Espirito Santo enquanto os dons são as manifestações do Espirito Santo, que vêm como consequência do recebimento do Dom do Espírito.
4) Qual a diferença entre os dons espirituais e os dons ministeriais?
Os dons Espirituais, como já falamos são manifestações sobrenaturais e espontâneas do Espírito visando a edificação da Igreja que podem ser dados a qualquer um, segundo o propósito Soberano de Deus (1 Co 12). Já os dons Ministeriais são vocações especiais dadas por Deus para aqueles que são chamados para Ministros do Evangelho. Segundo Ef 4.11 esses dons são 5: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.
Termos bíblicos nos originais gregos que designam os dons:
a) Pneumatica (1 Co 12.1): Refere-se a forma sobrenatural dos Dons, significando “referentes ao Espírito”.
b) Charismata (1 Co 12.4;Rm 12.6): falam da graça subsequente de Deus em todos os tempos e aspectos da Salvação. Refere-se a “dádivas Divinas”
c) Diakonai (1Co 12.5): Ressalta o propósito dos dons: servir ao povo de Deus
d) Energemata (1co 12.6): Refere-se aos dons como “o poder de Deus” em ação.
e) Phanerosis (1 Co12.7): Os dons são manifestações de Deus entre seu povo. Esse termo, “manifestações” é o termo preferido por muitos líderes e teólogos quando eles se referem aos dons do Espírito.
Classificação didática dos dons Espirituais
Os estudiosos classificam os dons espirituais em três categorias. Nessas os dons são agrupados de acordo com a similaridade com os outros dons do mesmo grupo.
a) Dons de Elocução, de Manifestação Verbal ou da fala :São os dons relacionados com a verbalização. São dons cujo principal meio de manifestação é através da boca de quem está sendo usado. Convém salientar aqui que as pessoas que são usadas nesses dons não ficam como que “fora de si” mas que mantém plena consciência do que estão fazendo ou falando. Ainda que, por um ato soberano e esporádico de Deus alguém perca o controle, não é essa a forma habitual de Deus manifestar esses dons através das Pessoas. Esses dons são três: Variedade de Línguas, Interpretação de Línguas e o dom de Profecia.
b) Dons de Revelação ou Dons de Saber: São os dons relacionados com a sabedoria de Deus. Através deles temos um pequeno “vislumbre” da sabedoria do nosso Deus. Esses dons são: Palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento e Discernimento de Espíritos. Dentro desses tópico abrimos um parentese reforçar que apesar de ser muito citado no meio pentecostal, não existe biblicamente o “dom de Revelação”. Geralmente aquilo que se chama de “dom de revelação” é a manifestação da palavra de Conhecimento.
C) Dons de Poder:  São aqueles que manifestam a onipotência de Deus. São eles: Dom da Fé, Os Dons de Curar(e não dom de curar!)e o dom de Operação de Maravilhas. Esses dons muitas vezes operam juntos. Um serve como uma espécie de “apoio” para o outro.
Estaremos agora estudando cada um desses dons de uma maneira separada e tentando dirimir algumas dúvidas que surgem com relação a eles. Começaremos pelos dons de Elocução.
Descrição dos Dons do Espírito
1) O Dom de Variedade de Línguas:  Diferente das línguas para a edificação recebidas no batismo com o Espírito Santo, é um milagre linguístico sobrenatural. Nem todos os crentes batizados com o Espírito Santo tem esse dom.(1 Co 12.30).As mensagens em línguas mediante esse dom devem ser interpretadas para que a igreja receba edificação (1 Co 14.5,27). O crente que tem esse dom, ao falar em línguas perante a igreja, se não houver intérprete deve falar consigo mesmo e com Deus (1 Co 14.4,28).
2) Interpretação de Línguas: É um dom tão sobrenatural quanto o dom de variedade de línguas. Não é uma tradução de línguas, mas interpretação. Tradução tem a ver com as palavras mas a interpretação tem a ver com o sentido. Pode ser que alguém fale “50 palavras em línguas” e sua interpretação seja apenas uma frase. Quando essas línguas são interpretadas, assemelham-se ao dom de profecia (1 Co 12.10,30).
3) Dom de Profecia: Esse tem sido sem dúvida nenhuma o dom mais mal compreendido de todos os dons espirituais. A Profecia é a expressão de algo que Deus trouxe ou traz ao coração de alguém de uma forma sobrenatural e essa expressão é dada no nível de conhecimento do profeta a quem Deus está usando. Por isso que por vezes podemos ver alguém com um nível ”intelectual baixo” profetizando num português coloquial, ou até mesmo, “errado”, e mesmo assim a mensagem ser genuína. Outra coisa que devemos observar que o dom de profecia não existe para controlar a vida das pessoas, nem deve ser usado como meio de “consulta” da vontade de Deus, como algumas vezes têm sido usado. Sua finalidade é “edificar, exortar e consolar”(1 Co 14.3). Outra observação que deve ser feita é que a profecia hoje não está no mesmo nível da profecia no Antigo Testamento, pois esta é Infalível (1 Pe 1.20) e aquela deve ser julgada. Também devemos estar cientes de que quando alguém profetiza não é “Deus quem está falando”, mas sim o profeta que está transmitindo uma mensagem que ele acredita estar recebendo de Deus. Se fosse o próprio Deus que estivesse falando, para que seria necessário o julgamento da mensagem?(1 Co 14.29). Pode alguém julgar a Deus? Toda palavra profética deve estar de acordo com as Escrituras e não tem autoridade para estipular doutrinas ou normas de conduta para as Pessoas. Para tal ,já temos as Escrituras(2 Tm 3.16)
4) Palavra de Sabedoria: É uma revelação dada pelo Espírito revelando fatos sobre o futuro. É  um senso de direção Divina, um discernimento com relação a Vontade de Deus. É um dom muito necessário a Igreja, principalmente para aqueles que exercem cargos de liderança.(Mt 22.2)
5) Palavra de Conhecimento: É a ação reveladora do Espírito através da qual podemos ter conhecimento sobrenatural sobre a vida, características e o interior de um indivíduo, como sobre assuntos, ocasiões e acontecimentos passados, como também sobre o Ser e Obras de Deus.(1 Rs 14.1-8, 2 Rs 5. 25-26, At 5.1-10).
6) Discernimento de Espíritos: É a capacidade de, guiado por Deus, sabermos qual a origem das manifestações comuns ou sobrenaturais, profecias etc, se são manifestações humanas, diabólicas ou divinas. Também inclui a capacidade de ver e ouvir no Reino espiritual.
7) Dom da Fé: Não se trata da fé para salvação, mas de uma Fé sobrenatural especial comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para realização de coisas extraordinárias e milagrosas. Esse dom frequentemente opera em conjunto com o dom de maravilhas e não opera de modo trivial ou costumeiro, mas sim em tempos de crise, desafios e emergências (Lc 17.6, Mt 17.20, 1 Co 13.2, Mc 11.22-24).
8) Dons de Curar: No original a palavra “dom’ está no plural, indicando curas de diversas enfermidades e de diversas formas. É a restauração sobrenatural da saúde de alguém .Embora todos possamos e devamos orar pelos enfermos (Mc 16.18), nem todos os crentes tem os dons de curar (Mt4.23-25, At 3.6-8;4.30).
9) Operação de Milagres e Maravilhas: São atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Como já foi dito, esse dom opera em conjunto com o dom da Fé. É o dom da Fé que habilita o dom de maravilhas a agir. Um outro exemplo de manifestação do dom de Maravilhas em conjunto com outros dons é no caso da ressurreição de um morto: O Dom da Fé nos habilita a crer, os dons de Curar restauram os tecidos mortos e o Dom de Maravilhas traz o Espírito do Morto de volta a Vida (Mt 14.13-21, Lc 8.22-25, At 8. 38-40).
Espero ter ajudado a entendermos um pouco mais sobre esse importante assunto dos dons espirituais.

Um comentário:

  1. ola A paz do senhor vc sabe praque serve os dons espirituais ?
    E PRAQUE SERVE OS DONS DI DEUS PRA MAIORES CONTATOS WHATSAPP 011 979657593 MISS CRISTIANO

    ResponderExcluir

A Grande Tribulaçaõ