Radio Resgatando vidas: a pasagem de jeremias

Seguidores

sábado, 7 de abril de 2018

a pasagem de jeremias

Apaz do senhor vc sabe quem foi jeremias

Quem foi Jeremias?

Jeremias foi um profeta que avisou sobre a destruição iminente de Judá durante os reinados dos últimos quatro reis de Judá. Ele foi rejeitado, desprezado e maltratado por transmitir a mensagem de Deus. Mas, no fim, as profecias de Jeremias se cumpriram.

O chamado de Jeremias

Jeremias era filho de um homem chamado Hilquias, de uma família de sacerdotes. Um dia, Deus falou com Jeremias e disse que o tinha escolhido como profeta. Jeremias se sentia muito novo para ser profeta mas Deus garantiu que estaria sempre com ele e lhe daria as palavras certas (Jeremias 1:6-8).
Deus avisou a Jeremias que o povo era rebelde e iria rejeitar sua mensagem. Mas Deus lhe daria força para enfrentar toda a oposição e perseguição sem desistir (Jeremias 1:17-19).

A vida de Jeremias

Jeremias não teve uma vida fácil. Deus ordenou que ele não se casasse nem formasse família, porque as crianças nascidas nessa época não teriam futuro (Jeremias 16:2-4). Ele também não participava de festas nem ia a funerais, como sinal que Deus havia abandonado seu povo. A vida de Jeremias foi muito solitária.
Por causa de sua mensagem de castigo e destruição, Jeremias foi considerado um traidor, que estava tentando desmoralizar o povo. Ele foi preso várias vezes por suas pregações, foi maltratado e algumas pessoas até tentaram matá-lo! (Jeremias 20:1-2Jeremias 26:8-9) Mas no meio desse sofrimento todo, Deus protegeu a vida de Jeremias.
Por causa de seus muitos sofrimentos, Jeremias ficou triste e deprimido. Em certa ocasião, ele até quis morrer (Jeremias 20:18). Mas Jeremias continuou confiando em Deus e Ele lhe deu força para continuar.

O ministério de Jeremias

Quando Jeremias começou seu ministério, o rei Josias estava fazendo reformas, tentando levar o povo a adorar a Deus novamente. Mas o coração das pessoas estava virado para a idolatria e não houve verdadeira transformação. Por isso, Deus usou Jeremias para avisar que o castigo estava chegando. Quando Josias morreu em combate, Jeremias escreveu um lamento por ele (2 Crônicas 35:25).
Jeremias continuou avisando o povo do castigo que estava chegando ao longo dos reinados dos próximos três reis. Mas esses reis não eram como Josias. Eles eram idólatras e não temiam a Deus. Em vez de ouvirem Jeremias, eles o viam como uma ameaça. O povo continuou na idolatria e no pecado, ignorando Jeremias.
Jeremias viu o cumprimento de parte de suas profecias. Ele estava em Jerusalém quando Nabucodonosor a conquistou e destruiu (Jeremias 52:12-14). Ele viu o castigo do povo e sofreu muito com isso, porque se importava com seu país. Mas, mesmo depois de ver o cumprimento das profecias, o povo continuou a ignorar os avisos de Jeremias.
Veja também: quem foi Nabucodonosor?
Mesmo assim, Jeremias não desistiu e continuou repreendendo o povo por seus pecados. Ele os chamava ao arrependimento, para o perdão dos pecados. Jeremias também profetizou que, depois de 70 anos, Deus iria trazer restauração. Ele também profetizou sobre uma nova aliança, que um dia Deus iria estabelecer no coração das pessoas (Jeremias 31:33-34). Essa profecia foi cumprida em Jesus.

Um comentário:

  1. Qual era a missão de Jeremias? Por que se chamava profeta chorão?


    Pergunta de Andre Sa , sao paulo 389400 20/06/2008 Luiz da Rosa
    Leia mais sobre Profetas | Jeremias |

    1.2K

    O livro de Jeremias é muito gostoso de ler, pois é ambientado numa época importante para o povo de Israel, o exílio em Babilônia e tem imagens que nos surpreendem, apresentando um Deus livre que busca transformar a realidade, sempre permanecendo fiel à aliança. Ao mesmo tempo nos entusiama a própria biografia de Jeremias: um profeta que sofre por causa da sua fidelidade.

    Há dois elementos, aparentemente contraditórios, típicos do livro que ajudam a responder as duas questões que você pôs. Por um lado o livro apresenta – e poderíamos dizer que é a missão de Jeremias – a promessa, cheia de esperança, de uma aliança nova, escrita no coração. Ao mesmo tempo são típicas as lamentações do profeta. Inclusive, em espanhol se usa o termo “jeremiada” para descrever uma situação onde existe lamentações contínuas.

    O contexto de Jeremias é aquele quando o império assírio foi substituído por Babilônia. Ena Judéia, durante a vida do profeta, tivemos 3 reis (Josias, Joaquin e Sedecias) e um governador (Godolias). Jeremias reagiu contra as contínuas mudanças políticas, partindo da aparente autonomia da Judéia, com Josias, até o surgimento do império babilonês e a consequente destruição de Jerusalém, em 587 antes de Cristo.

    O contexto religioso em que viveu o nosso profeta é particular. O povo pensava que a presença de Deus garantisse a própria proteção contra todas as catastrofes. De fato muitos acreditavam que, enquanto Samaria foi destruída, Deus tinha livrado milagrosamente Jerusalem da guerra (2Reis 19,35; Isaias 36,37), pois nela estava o seu templo. Por isso, no tempo de Jeremias, o povo tinha a convicção que a presença de YHWH no seu meio lhe protegeria de seus inimigos. Jeremias anuncia que tal confiança, sem nenhuma atitude pessoal, será a destruição de Jerusalém.

    Diante da ameaça de Babilônia, os governantes da Judéia buscam alianças. Jeremias, invés pede a confiança em Deus e anuncia a destruição e o exílio, que são vistos como castigo pelos pecados do povo, dos governantes. Contudo se dá conta que esse fim trágico para o povo não é a última palavra. Diante do exílio e da destruição do templo ele anuncia um novo início, uma nova criação, uma nova aliança.

    Em relação à Jeremias “chorão” poderíamos dizer uma palavra sobre o Livro das Lamentaçãos. Durante muito tempo o autor desse livro, que na bíblia hebraica não é um livro profético, mas está entre os históricos (hagiógrafo), foi considerado como sendo Jeremias. Sobretudo por que na bíblia grega e latina o livro aparece como um opúsculo ao livro de Jeremias, com um título que atribuiu a este profeta a sua composição. Contudo hoje existe unanimidade que este livro não pertence a Jeremias, sobratudo por causa das idéias que ali existem, embora o contexto histórico seja o mesmo do profeta.

    ResponderExcluir

A Grande Tribulaçaõ